quinta-feira, 5 de junho de 2014

Partido no pagode



Sempre houve um momento na roda de samba e nos pagodes em que era hora de tocar partido. E como sempre há polêmica do que é samba e pagode, aqui se confunde o que é partido alto e partido. Mas não sou historiador para saber explicar com 100% de certeza, mas...  O partido pelo menos no pagode é aquele samba com um andamento mais corrido, mais para frente. Não me deixam mentir os pandeiristas com seus tapas e cortes, reco-recos com o ritmo e cavaquinhistas que faziam da palheta gilete. Mas na hora do partido o grupo inteiro tinha que dar um gás, tocar mais alto e rápido, como um frenesi. Com o tempo vai se pegando as manhas e a resistência ideal.

É uma linha bem legal no pagode e sim remonta aos partidos alto das antigas também. E o mais interessante é que em suas letras tem-se uma certa liberdade poética. Já que você pode falar tanto de um amor perdido, de religião, de uma confusão, de política, da lua, do seu cavaco enfim o leque é muito vasto. A maioria dos grupos da década de 90 sempre colocava uma ou mais musicas desse estilo em seus trabalhos.

Alguns usavam o pot-pourri que é um termo francês para “vaso em que misturavam várias pétalas de flor para perfumar o ar”.  Bom, parece ter minimamente a ver, mas o termo é usado também para designar medleys de músicas, assim como pétalas de várias flores , várias músicas juntas podem perfumar os ouvidos (desculpe a licença poética...rs). O blog dimiliduques fez um catado desses partidinhos e colocou-os numa coletânea. E o volume 1 esta na área com muito pagode na pegada.  Abaixo a lista


Partidos dos grupos de pagode

Gr. Sensação - O Couro Vai Comer
Sensação já é craque em partido e lançou só pedradas em seus álbuns, então nada mais justo de colocar primeiro um samba deles.

Gr. É D+ - Firma o Pagode
Essa do grupo  É D+ é bem legal e tem a participação inusitada de Rodriguinho dos Os Travessos.

Gr. Exaltasamba - Chuva Danada/Canavial
Exalta no comecinho, composição de Juninho, Salgadinho, Dal / Carica e Vicente. O Exalta também sempre foi fera nos partidos.

Gr. Soweto – Batuqueiro
Claudinho Oliveira manda bem em vários ritmos e nesse partido arrebentou, na letra e na voz.

Gr. Pé de Moleque - Luz da Poesia / Meu Sambista Meu Amigo
Esse também sempre botava um partido e a diferença é que eles conseguiam pérolas de gente de peso como Wilson Moreira, mas nesse caso o partido aqui é de Helder Celso/Chiquinho dos Santos e Carica/Soró/Vicente

Gr. Puro Prazer - Vem Chegando a Madrugada / Vou Pro Pagode
Como a maioria gravava o Puro Prazer não iria ficar de fora, já que o produtor do Cd foi o percussionista Fumaça que fez parte do Gr. Sampa, mais um pot-pourri, cantado por Tchelo e Marquinhos Filô.

Gr. Ponto de Encontro - Roda de Amigos
O que falar de um grupo que tinha como vocalista Valtinho e Chiquinho dos Santos, bom esse belo partido pode responder um pouco.

Gr. Em Cima da Hora - Arrasta Pé
Birinha do Camisa era o vocalista, partido pra ele era como água pra sede, natural. Essa música também foi gravada pelo Pé de Moleque, mas com o grupo Em Cima da Hora também ficou bem legal.


Gr. Da Melhor Qualidade - Eu Pedi a Deus
Se for para ter um adjetivo pode-se dizer que esse partido é da melhor qualidade, uma pegada muito boa e uma melodia gostosa de rimar.

Gr. Encanto - Só no Sapatinho
O grupo do ABC paulista rimou legal nesse partidinho, coral afinado.


Gr. Toke Divinal - Pra Sambar
Esse é bem legal, na voz do grande compositor Mito, banjinho maneiro

Gr. Katinguelê - Saudades da Rainha Viola
Outro grupo que nunca deixou faltar os partidos nos seus álbuns, um dos mais belos do grupo com uma viola arrebentando.

Gr. Raça - Se Me Chamar Eu Vou
Um dos melhores corais dos grupos de pagode, Delcio Luiz e cia também balançaram no partido. Destaque para as palmas! A bateria virando muito e o agogô comendo solto.

Gr. Soweto - Lua de prata / O Samba Mandou me Chamar
Apesar do grupo ser um dos mais românticos, eles também mandavam brasa e gravavam com muita propriedade uns partidinhos nos discos. Arranjos de sopros sempre soam bem.

Gr. Começo de Conversa - Vai buscar / Isso é Pagode
Versos bonitos e criativos , pandeiro na marcação e som cru. Muito bom.

Gr. Um Toque a Mais - Da Agua Pro Vinho
Um partidinho mais suingado, sem correria com um andamento mais atras, mas os arranjos de cordas são bem feitos, coralzinho feminino interessante e letra bacana.

Gr. Kiloucura - O Bicho Vai Pegar
Prateado, Picolé e Delcio Luiz o dream team da composição no pagode. Lembrou as músicas do grupo Raça. Mas é partido de bom grado.

Gr. Negritude Jr – Jornada
Os arranjos de sopro com musica incidental de Brasil do Cazuza. Mas bem feito, uma das raras em que o Netinho não canta (só nos versos). Letra interessante.

Gr. Redenção - Seu Zé
Partido bem versado, solo de cavaco, arranjo simples e assunto na letra diferente.

Clique na capa e sobe o samba


http://www.4shared.com/rar/XWY8mxzY/Partidos_dos_Grupos_de_Pagode_.html



Nenhum comentário: