terça-feira, 25 de março de 2014

Biro do Cavaco um dos maiores expoentes do pagode nos anos 90

Vamos falar hoje do cavaquinhista, violonista e cantor Biro do Cavaco. Nascido em 1957 em Campinas-SP, Silvio Mariano do Santos  tem em seu currículo de 30 anos de carreira, vários sucessos no samba/pagode.  Quem nunca ouviu a singela música Jéssica, que embalou o final dos anos 80 e fez muitos pais batizarem suas filhas com esse nome.  Sucesso esse do seu primeiro disco solo gravado em 1989 com o título de Trocando Olhares-Biro do Cavaco e Grupo Destak.

Biro atuou no começo de carreira como músico dos Originais do Samba e durante sua carreira além de seus trabalhos solos (um total de dez até esse 2014), criou vídeo aulas de violão e cavaco. Músico virtuoso, Biro fez muitas participações tocando cavaco. Por exemplo nas gravações de álbuns de Negritude Jr. , Jair Rodrigues, Olodum e outros.

Biro já fez excursões por vários países, tais como Equador, El Salvador, Honduras, Guatemala, Costa Rica e Japão (nesse último conquistou uma legião de fãs). Lembro que ele tinha um bar na Vila Mariana em São Paulo que era frequentado por quase todos pagodeiros e expoentes do gênero na década de 90. Se chamava Biru´s Bar , tive a oportunidade de fazer uma canja por lá numa quarta feira, junto com o Marquinho Cachorrão no violão, Mingau no tamborim e Beiço no surdo. Mas aparecia muita gente boa por lá, tais como Billy SP, Belo, Gonzales, Chiquinho dos Santos, Salgadinho, Sandrinho do É D+, Péricles, enfim acho que a maioria dos músicos e pagodeiros daquela época deram uma passadinha lá viu.

O blog dimiliduques destaca hoje o LP/CD gravado no final de 1993 e lançado em 1994, saiu com o título Do Amor A Paixão. Quarto trabalho na carreira, foi gravado no estúdio da Copacabana mas já com o selo criado pelo artista , a Biru’s Produções. O álbum teve arranjos e regência do próprio Biro e a participação de músicos que se tornariam muito requisitados nas gravações de pagode. Como por exemplo, Prateado no baixo, Rick na bateria, Gonzales na percussão, teclados de Lobão Ramos e violão Edmilson Capelupi. Outros músicos participantes foram; Beiço no tantan de corte e repique de anel, Serginho no pandeiro, Mingau no repique de mão e tamborim, Kitu na guitarra, coral com Edna Santos, Nenê, Beiço, Adilson e Robertinho.

E nas composições temos outros papas como, Chiquinho dos Santos,  Delcio Luiz, Arlindo Cruz, Claudinho Oliveira, Adalto Magalha, Leandro Lehart e por ai vai. É um disco bem gravado e onde se repara um bom aproveitamento na mixagem do cavaquinho de Biro do Cavaco. Muitas músicas legais que fizeram sucesso nas rodas de pagode. Tem a Procura, que é mais conhecida como “Louco”. A música título do álbum, Do Amor a Paixão e também a Nasci Pra Você com um lindo solo de cavaco na introdução. Os partidos Eterna Insatisfeita e Conselho Amigo, enfim  um álbum econômico na quantidade de faixas (apenas oito), mas que prezou a qualidade.


Não sou bom de dar conselho mas clique na capa


http://www.4shared.com/get/5bijkDUmba/1994_-_do_amor_a_paixao.html



Nenhum comentário: